Sábado, 21 de julho de 2018
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

A importância da Alimentação

Todo ser vivo se comporta como uma verdadeira máquina biológica. Para que essa máquina possa funcionar da maneira correta é primordial que determinadas substâncias, seu combustível, sejam fornecidas diariamente em quantidades mínimas.

A maneira normal e mais fisiológica de se fornecer substâncias para a máquina chamada corpo humano é pela alimentação.

Deveria ser a alimentação uma preocupação constante na vida de qualquer pessoa, pois dela irão depender todos os processos biológicos essenciais para o desempenho das atividades diárias. Todos nós sabemos que uma máquina não funciona sem seu combustível.

Não se vive sem uma ingesta adequada de proteínas, carbohidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e água.

Satisfazer todas as necessidades fisiológicas em sua plenitude está atrelado a uma série de fatores, onde a alimentação e o estilo de vida saudável são imprescindíveis.

Quando analisamos qualquer indivíduo devemos ter em mente que suas necessidades nutricionais são diferentes, dependendo da idade, do sexo, da fase da vida considerada, da presença ou ausência de doença concomitante e do estilo de vida adquirido.

Em se analisando cada uma destas variáveis de uma maneira individual e técnica, um profissional gabaritado poderá orientar uma dieta equilibrada, balanceada e fracionada, onde as necessidades nutricionais individuais e diárias poderão ser supridas garantindo com isso, uma melhor e mais duradoura qualidade de vida.

Nos dias de hoje a vida corrida e a falta de tempo da sociedade moderna faz com que os hábitos alimentares incorretos sejam quase uma regra.

Comidas com alto valor calórico e baixo valor proteico associadas à baixa ingesta de vitaminas e sais minerais têm criado uma verdadeira epidemia de Obesos, levando a doenças secundárias como Diabetes, Osteoporose, Sarcopenia, Osteoartrose e até mesmo a Desnutrição.

Na impossibilidade de uma alimentação natural que supra as necessidades mínimas ditadas pela ANVISA , o uso de suplementos nutricionais industrializados é uma opção válida e segura, devendo ser analisada cuidadosamente antes da sua prescrição, em virtude das necessidades individuais das pessoas.

Comer é sempre bom, mas comer da maneira correta é uma arte a ser exercida. A nutrição correta é fator preponderante no controle de peso e prevenção de doenças, além de diminuir o estresse e a ansiedade.

Converse com seu médico especialista ou com a sua Nutricionista.

Dr. Antonio Carlos Novaes (Reumatologista)
Assistente Estrangeiro da Fac. de Med. de Paris