Sábado, 21 de julho de 2018
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

Carboidratos

Carbohidratos - também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glucídeos, sacarídeos ou açúcares, são as biomoléculas mais abundantes na natureza, sendo constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo ainda apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição.

Geralmente seguem a fórmula empírica [C(H2O)]n, sendo n ≥ 3.

Dentre as diversas funções atribuídas aos carboidratos a principal delas é a função energética (fornecimento de energia para que as reações do organismo ocorram).

Baseado no número de unidades ou molécula de glicose que contêm e conforme o tamanho de sua molécula, os carboidratos podem ser classificados em Monossacarídeos, Dissacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos.

Monossacarídeos – são os mais simples dos carbohidratos. Possuem apenas uma molécula de açúcar. De todos os monossacarídeos o mais conhecido é a glicose, porém, frutose e galactose também são monossacarídeos.

Dissacarídeos – São compostos formados por duas moléculas de monossacarídeos. São exemplos de Dissacarídeos a Sacarose composta por (Glicose + Frutose), a Lactose composta por (Glicose + Galactose) e a Maltose composta por (Glicose + Glicose).

Oligossacarídeos – São compostos formados por 3 até 10 unidades de monossacarídeo.

Polissacarídeos – São compostos formados por mais de 10 unidades de monossacarídeos.

Para que um carbohidrato seja absorvido pelo organismo é necessário que sua molécula seja decomposta (quebrada) até a unidade básica (monossacarídeo) para que então seja absorvido e forneça a energia necessária para as reações químicas do organismo.

Um balanço correto entre a ingesta de Carbohidratos e a geração de energia necessária para a vida diária tem uma importância capital na manutenção da saúde.

Uma ingesta em excesso de Carbohidratos que supere a quantidade usada pelo organismo nos processos metabólicos normais, faz com que o excedente seja armazenado, o que acarretará no decorrer de um período de tempo, um ganho de peso para o indivíduo.

A forma de armazenamento dos Carbohidratos ocorre por meio de uma via metabólica que os transforma em Gordura. Portanto a ingesta em excesso de Carbohidratos ENGORDA.

Quando dizemos que um alimento é rico em carbohidrato, estamos dizendo que ele é rico em açúcar.

Toda vez que por algum motivo necessitamos de um aporte mais rápido de Carbohidratos, como nos casos de atividades físicas, o organismo lança mão das reservas de rápida metabolização que estão disponíveis no fígado e nos músculos, sob a forma de Glicogênio. Somente após utilizar estas reservas é que o Organismo usa mão dos outros departamentos de reserva (gorduras). Desta forma, podemos entender o conceito de que para que a atividade fisica produza a queima de Gorduras é necessário que a mesma seja realizada por um período mais prolongado.

O abuso na ingesta de Carbohidratos representados mais comumente pelos doces, pães, massas, refrigerantes e destilados acaba resultando em um acúmulo de gordura.

Converse com seu médico especialista ou nutricionista sobre como ter uma dieta balanceada.