Terça, 13 de novembro de 2018
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

Compostos essenciais para os seres humanos

Devido ao seu importante papel no metabolismo e na manutenção da saúde, é necessário que recebamos uma dose diária de vitaminas.

A ANVISA através da sua resolução de 2005 estabeleceu valores de ingesta diários preconizados para cada fase da vida. Tais valores podem ser consultados clicando-se aqui.

(Resolução RDC nº 269, de 22 de setembro de 2005 ... Proteína, Vitaminas e Minerais para indivíduos e diferentes grupos populacionais) http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/1884970047457811857dd53fbc4c6735/
RDC_269_2005.pdf?MOD=AJPERES

Cada vitamina possui um nome específico.

As vitaminas Hidrossolúveis que necessitam de uma reposição diária são: Tiamina (vitamina B1), Riboflavina (vitamina B2), Ácido Pantotênico (vitamina B5), Piridoxina, Piridoxamina e Piridoxal (vitamina B6), Ácido Fólico (vitamina B9), Cobalamina (vitamina B12), Ácido Ascórbico (vitamina C), Biotina (vitamina Bh) e Niacina (vitamina PP).

As vitaminas Lipossolúveis que podem ser armazenadas pelo organismo e não necessitam de reposição diária são: Retinol (vitamina A), Vitamina D (que possui 4 formas distintas - forma adquirida via alimentícia chamada Ergocalciferol, forma hormonal chamada Colecalciferol, forma metabolizada armazenável chamada 25-hidroxicalciferol e a forma metabolizada ativa chamada de Calcitriol), Tocoferol (vitamina E) e Naftoquinona ( vitamina K).

A maneira correta na obtenção de vitaminas é através da alimentação. A ingestão adequada de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc) costuma, na maioria das vezes, suprir as necessidades diárias porém, a falta de vitaminas pode acarretar uma série de doenças.

Em casos em que não é possível por si só a obtenção de doses diarias e suficientes de vitaminas pela alimentação a ingesta de suplementos alimentares podem suprir esta necessidade.

Veja algumas das funções das respectivas Vitaminas.

Vitamina A (Retinol)

Propriedades: essencial para o crescimento e desenvolvimento normal do corpo, especialmente para obtenção de ossos e dentes saudáveis, para o funcionamento apropriado do sistema imunológico e para uma visão normal.

Fontes: fígado, leite, cenoura ou gema de ovo.

Vitamina B1 (Tiamina)

Propriedades: ajuda as células do organismo a converterem carboidratos em energia e é importante para o correto funcionamento do coração, dos músculos e do sistema nervoso.

Fontes: batatas, cereais, grãos integrais, carne magra, fígado, peixe, feijões, levedo de cerveja e ervilha.

Vitamina B2 (Riboflavina)

Propriedades: importante para a quebra dos carboidratos, gorduras e proteínas, para a liberação normal da energia dos alimentos. É essencial para o crescimento e ajuda a manter a pele e as membranas mucosas, a córnea e a função saudável dos nervos.

Fontes: carne, ovos, nozes, vegetais com folhas verdes e leite.

Vitamina B6 (Piridoxina – Piridoxamina - Piridoxal)

Propriedades: representa um papel importante na produção das hemácias, músculos e tecidos cutâneos, para o desenvolvimento e funcionamento normal do cérebro, e para o crescimento.

Fontes: carne, fígado, peixes, batatas, verduras, alimentos integrais, bananas e fermentos.

Vitamina B12 (Cianocobalamina)

Propriedades: importante para a integridade dos glóbulos vermelhos, para a manutenção de um sistema imunológico saudável, para uma função mental normal e um bom equilíbrio do humor.

Fontes: ovos, carne, aves, moluscos e leite.

Vitamina C (Ácido Ascórbico)

Propriedades: dá suporte ao sistema imunológico e é necessário para o crescimento e reparo dos tecidos em todas as partes do corpo. É necessária para a formação de colágeno, uma importante proteína que forma a pele, tecido de cicatrização, cartilagens, tendões, ligamentos, ossos, dentes e vasos sangüíneos. A Vitamina C contribui, também, para a absorção de ferro dos alimentos e apresenta fortes propriedades antioxidantes para proteger as células do corpo.

Fontes: frutas cítricas, groselhas negras, salsa, brócolis, melão, manga e páprica.

Vitamina D

Propriedades: o organismo converte a Vitamina D de fontes alimentares ou é capaz de produzi-la através da exposição da pele à luz ultravioleta do sol em sua forma ativa. É essencial para a formação e manutenção de ossos e dentes saudáveis, porque ajuda o organismo a manter níveis corretos de Cálcio e Fósforo, agindo no intestino favorecendo a absorção do cálcio.

Fontes: queijo, manteiga, margarina, creme, óleo de peixe e fígado.

Vitamina E

Propriedades: A Vitamina E é essencial para o crescimento e desenvolvimento adequados dos músculos, para o funcionamento apropriado dos sistemas circulatório, nervoso, digestivo e imunológico do organismo. Assim como a Vitamina C, a Vitamina E é um antioxidante. Isso significa que protege as células de danos causados pelos radicais livres no organismo.

Fontes: óleos vegetais, nozes, grãos integrais e vegetais verdes.

Vitamin B3 (Niacina, Nicotinamide, Vitamin PP)

Propriedades: ajuda a produzir energia para todas as células do nosso organismo a partir do alimento que ingerimos. Além disso, promove um sistema nervoso saudável e uma função mental normal. É necessária para o funcionamento adequado do sistema circulatório, e ajuda a manter a pele e as membranas mucosas saudáveis.

Fontes: laticínios, aves, peixes, carnes magras, nozes, ervilha, amendoin e ovos.

Vitamin B5 (Acido Pantothenico)

Propriedades: é necessária para o metabolismo dos carboidratos, gorduras e aminoácidos (os blocos de construção das proteínas). Ajuda no crescimento saudável dos ossos, e é recomendada com freqüência para o fortalecimento dos cabelos e unhas e para a obtenção de uma pele saudável.

Fontes: gemas de ovos, fígado, bananas, abacate, cogumelos, leite, soja, vegetais verdes e cevada.

Vitamina H (Biotina)

Propriedades: é necessária para o metabolismo dos carboidratos, gorduras e aminoácidos (os blocos de construção das proteínas). Ajuda no crescimento saudável dos ossos, e é recomendada com freqüência para o fortalecimento dos cabelos e unhas e para a obtenção de uma pele saudável.

Fontes: gemas de ovos, fígado, bananas, leite, arroz integral, soja, noz, amêndoa e cevada.

Vitamina B9 (Ácido Fólico)

Propriedades: é essencial para o funcionamento apropriado do cérebro e para um desenvolvimento saudável do cérebro. Auxilia na produção de DNA, o material genético do organismo, e é especialmente importante durante os períodos de crescimento. O Ácido Fólico é necessário para o desenvolvimento normal do bebê no útero materno.

Fontes: feijões e vegetais verdes, tais como o espinafre e o repolho, frutas cítricas e sucos, farelo de trigo e outros grãos integrais, vegetais com folhas verdes, aves, carne de porco, moluscos e fígado.

Clique aqui e conheça alguns suplementos usados para a reposição de proteínas, vitaminas e minerais.