Terça, 13 de novembro de 2018
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

O que são Vitaminas?

Vitaminas - As vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos, sendo essenciais para o funcionamento normal do metabolismo. Funcionam principalmente como Catalisadores para reações dentro do organismo.

Entende-se como Catalisador um elemento ou uma substância que tem a capacidade de acelerar uma reação química.

Segundos dados colhidos da Wikipédia, o termo vitamina foi criado pelo bioquímico polonês Casimir Funk que no ano de 1912, baseado na palavra latina Vita=vida e no sufixo amina=aminas vitais ou aminas da vida criou o termo vitaminas.

O termo Vitaminas foi usado inicialmente para descrever as substâncias do grupo funcional amina, pois acreditava-se naquela ocasião que todas as vitaminas eram aminas.

Na alimentação normal grande parte das vitaminas é proveniente da ingesta de frutas e legumes.

São as vitaminas classificadas segundo a sua solubilidade, em dois grandes grupos: as solúveis em água ou hidrossolúveis e as solúveis em gorduras ou lipossolúveis.

Vitaminas Lipossolúveis são aquelas que necessitam da gordura para serem absorvidas. Fazem parte deste grupo as vitaminas A – D – E –K.

As hidrossolúveis são aquelas que podem ser absorvidas com água e compreendem as vitaminas do Complexo B e a Vitamina C.

Enquanto as vitaminas lipossolúveis podem ser acumuladas no organismo podendo, quando ingeridas em demasia, atingir níveis tóxicos, as hidrossolúveis são excretadas pela urina, o que torna necessário a reposição praticamente diária.

De todas as Vitaminas, somente a vitamina D pode ser sintetizada pelo organismo. Ela provém da exposição da pele aos raios Ultravioletas que ao penetrarem na mesma estimulam o 7-dihidrocolesterol (pró-vitamina D3) presente na pele, transformando-a na forma ativa, vitamina D3, que é metabolizada pelo fígado e pelos rins.

13 são as vitaminas principais e que participam das reações do organismo. Como somente a vitamina D pode ser sintetizada, todas as demais devem ser obtidas através da ingesta alimentar, o que torna de suma importância uma alimentação correta.

Converse com o seu médico sobre a importância da Ingesta de Vitaminas.