Sexta, 21 de setembro de 2018
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

Necessidades nutricionais nas diversas fases da vida

Todos nós necessitamos de uma alimentação correta e eficiente para nos mantermos ativos e podermos desenvolver as nossas atividades do dia a dia.

Já diziam os nossos avós que Saco vazio não para em pé”.

Se levarmos em consideração as diversas fazes da vida e, por analogia, compararmos aos diversos tipos e tamanhos de saco, podemos com certeza afirmar que as necessidades nutricionais diárias variam com a idade e com o estilo de vida.

Com certeza, crianças em fase de crescimento devem ter um volume alimentar diferente se compararmos a adultos com vida sedentária, adultos com vida corrida, esportistas e idosos.

No fundo, a ingesta alimentar deve responder a uma fórmula bastante simples onde a quantidade e a qualidade dos alimentos devem respeitar a proporcionalidade da pirâmide alimentar.

Do ponto de vista energético, devemos levar em conta que o ideal para cada fase da vida é diferente. Enquanto as crianças em fase de crescimento necessitam um maior aporte proteico calórico, idosos inativos devem ter uma alimentação que supra somente as suas necessidades diárias.

Todo alimento possui um valor calórico específico.

Aprendemos nos bancos escolares que tanto 1 grama de Carbohidrato quanto 1 grama de Proteína tem a capacidade de gerar 4 Kcal. Já 1 grama de gordura gera 9 Kcal, o que faz das gorduras substâncias muito mais calóricas que as demais.

A epidemia de gordinhos com a qual nos deparamos nos dias de hoje decorre de uma ingesta de substâncias altamente calóricas.

Hamburgues, Sorvetes, Chocolates, Frituras, Refrigerantes, são alguns dos exemplos de substâncias altamente calóricas.

Toda vez que fizermos uma ingesta que gere mais calorias do que necessitamos, reações metabólicas inatas do nosso organismo farão com que o restante das calorias não consumidas seja armazenada na forma de gordura para ser usada em um período posterior e assim, engordamos.

Em contra partida, toda vez que ingerirmos uma quantidade de calorias inferior às nossas necessidades, o sistema metabólico vai usar as nossas reservas existentes e, dessa forma, emagrecemos.

Atividades físicas consomem altos níveis de calorias, o que faz com que sejam elas indicadas em todos os processos de perda de peso.

A seguir anexamos dois linques que acreditamos ser de interesse para um pouco mais de entendimento sobre o assunto.

Cartilha de orientação por faixa etária da Prefeitura de Belo Horizonte.

Manual oficial de Contagem de Carbohidratos da Sociedade Brasileira de Diabetis.