Sexta, 21 de setembro de 2018
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

Gorduras

Gorduras – também chamadas de Lipídios são um dos principais constituintes das células. As gorduras são, também, a forma mais eficiente de armazenamento de energia.

São elas classificadas de acordo com sua composição química, sendo formadas pela união de três moléculas de ácidos graxos que sofrem uma reação química de esterificação com uma molécula de glicerol, formando desta feita, um tri-éster.

Denominadas também como triglicerídeos, as gorduras podem, na natureza, se apresentar no estado sólido ou líquido, dependendo das variáveis, composição química e estrutura.

Usamos genericamente o termo GORDURA quando queremos nos referir ao triglicerídeo em estado Sólido (ex.: manteiga), e usamos o termo óleo quando nos referimos aos triglicerídeos em estado Líquido (ex.: óleo de cozinha).

As gorduras são substâncias insolúveis em água, sendo esta propriedade decorrente do fato de, quimicamente, serem formadas por longas cadeias de Carbono.

Quando falamos da origem das gorduras devemos ter em mente que estas podem ser oriundas do reino Animal ou Vegetal.

Quanto a sua composição Química, as gorduras podem ser diferenciadas em dois tipos; Saturadas e Insaturadas, sendo que esta diferenciação decorre da sua estrutura química (número de átomos de Carbono e Hidrogênio+ tipo de ligação química entre eles).

Enquanto as gorduras saturadas são predominantemente provenientes do reino animal, as insaturadas são oriundas do vegetal.

Em uma alimentação saudável devemos sempre preferir a ingesta de gorduras de origem vegetal, uma vez que elas são ricas em ácidos graxos insaturados, o que nos permite o não armazenamento destes na forma de Colesterol.

Quando ingerimos na alimentação produtos de origem animal, devemos ter em conta que são quase todos eles ricos em gorduras saturadas. São exceção a esta afirmação as gorduras provenientes do leite e peixes.

No caso das Gorduras de origem animal, devido à grande quantidade de ácidos graxos saturados existentes na sua composição, apresentam elas inúmeros inconvenientes sendo, do ponto de vista da saúde, o aumento do colesterol sistêmico o mais maléfico.

É impossível uma alimentação sadia isenta de Gorduras.

Alem do fato destes compostos serem a principal reserva de energia do organismo, atuam eles como excelente isolante térmico, sendo ainda importantes no processo de síntese de outras substâncias. As gorduras atuam ainda como coadjuvante no funcionamento de determinados hormônios, vitaminas e proteínas.

Oriente-se com seu Médico especialista ou sua Nutricionista.

Tenha sempre uma alimentação saudável.