Terça, 13 de novembro de 2018
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

O que são BCAAs

O termo BCAA abreviação da sigla em inglês (Branched Chain Amino Acid = Aminoácidos da Cadeia Ramificada) compreende 3 tipos de aminoácidos incluídos no rol dos aminoácidos essenciais. Os aminoácidos são subunidades básicas que quando unidas formam as proteínas. Dentre as proteínas que formam o tecido muscular, é a miosina a principal delas.

São os BCAA necessários para manutenção de funções vitais e principalmente para os processos anabólicos, dentre eles a construção e reparação muscular.

Dos vinte principais aminoácidos, 9 (nove) não conseguem ser fabricados pelo nosso organismo devendo, por este motivo, serem obtidos ou através da dieta normal ou pela suplementação alimentar. São eles chamados aminoácidos essenciais.

Dentre estes 9 aminoácidos, 3 deles, Isoleucina, Leucina, e Valina são utilizados na construção e reparação de fibras musculares.

Os BCAA compreendem 30 a 40 % dos aminoácidos essenciais e cerca de 14 a 18% dos aminoácidos do tecido muscular.

Os BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) são amplamente usados por atletas, pois dentre suas funções benéficas estão a prevenção de perda muscular, a redução de dores musculares, o aumento da massa muscular e a melhora na reparação muscular. Seu efeito anabólico na formação muscular e do tecido conjuntivo está relacionado ao mecanismo de síntese proteica.

Embora as proteínas do leite, da carne, e da soja contenham BCAAs, inúmeras pesquisas já demonstraram que uma suplementação adicional destas substâncias pode ser benéfica, pois os BCAAs estimulam a produção de glutamina e alanina, entre outras substâncias, sendo que o aminoácido glutamina apresenta uma função estimulatória sobre o sistema imunológico.

Suplementos proteicos vitaminados que contenham em sua composição Whey protein, Soy protein são úteis tanto para atletas quanto para indivíduos com baixa ingesta proteica.

Converse com sua nutricionista ou seu nutrólogo e saiba dos benefícios de uma dieta equilibrada e de uma suplementação proteica.