Sábado, 21 de julho de 2018
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

O que são Aminoácidos Essenciais

Os aminoácidos são as unidades primárias na formação das proteínas. São as proteínas compostos orgânicos de alto peso molecular, formadas pela seqüência de 20 aminoácidos que, de acordo com a sua posição, formarão tipos diferentes de proteínas.

É o composto orgânico mais abundante no organismo, correspondendo a cerca de 50 a 80% da matéria viva.

Não existem somente estes 20 aminoácidos já citados. Outros aminoácidos também estão presentes no organismo, porém em concentração bastante inferior.

Do ponto de vista bioquímico são os aminoácidos caracterizados por um átomo de carbono anexado a um grupo amina, um carboxílico e uma cadeia lateral.

Ao analisarmos os 20 aminoácidos principais observamos que 8 deles não podem ser sintetizados pelo organismo sendo chamados de Essenciais, devendo ser adquiridos pela ingesta alimentar normal ou por um suplementação nutricional.

São eles: Leucina, Valina, Isoleucina, Fenilalanina, Tirosina, Lisina, Triptofano e Metionina.

Obs.: Como a Histidina é considerada um aminoácido eventualmente essencial, ou seja, por vezes não pode ser sintetizada, alguns artigos científicos o classificam também como essencial o que elevaria este numero para nove.

Substâncias como a carne, o leite e a soja fornecem os aminoácidos essenciais em proporções diferentes, o que demonstra a sua importância nas dietas normais. Devemos aqui salientar que o Triptofano (aminoácido essencial), é um constituinte fundamental na formação da Serotonina, um dos neurotransmissores. Sua ausência da dieta pode precipitar alterações neurológicas mediadas por estes neurotransmissores.

Tenha uma dieta equilibrada. Converse com um especialista.